II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos (SASLi)

homenagem a Antenor Nascentes (1886-1972)

Em sua segunda edição, o Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos (SASLi) homenageará Antenor de Veras Nascentes (1886-1972) e será realizado em formato híbrido de 6 a 8 e de 13 a 15 de março de 2024, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã.

O SASLi é um evento interinstitucional, internacional e multidisciplinar cujo objetivo é promover a reflexão sobre a história do conhecimento linguístico-gramatical no/do Brasil. Ao homenagear Antenor Nascentes, esta segunda edição objetiva especificamente: i. revisitar e dar visibilidade às ideias linguísticas filiadas ao nome daquele que foi um dos primeiros estudiosos da linguagem negro brasileiro; ii. discutir a relevância dessas ideias para a história das ideias linguísticas no/do Brasil, bem como para estudos contemporâneos desenvolvidos a partir de distintas perspectivas teóricas; iii. comemorar o centenário de publicação de O Linguajar Carioca, incentivando para tanto o desenvolvimento de leituras em perspectiva; iv. investigar os processos de historicização do autor e sua obra; e v. contribuir para a formação de jovens pesquisadores.

Leia a seguir a Circular 02:

Mais informações no site do evento.