Iniciando o mês de março, em 01/03, realizamos duas visitas técnicas a importantes bibliotecas do Brasil: a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura. As visitas foram feitas em conjunto com o grupo do projeto de prodocência “Livros didáticos de Língua Portuguesa: memória e reflexão”, que é coordenado pela professora de Língua Portuguesa na UERJ Cláudia Moura da Rocha e com o qual o SaberLing estabeleceu parceria a fim de em breve organizar mais um arquivo: o Arquivo de Livros Didáticos.
Começamos, na parte da manhã, pela Biblioteca Nacional com uma visita guiada pela instituição. A guia Yeda Montes nos trouxe informações preciosas sobre o acervo, o prédio histórico e sobre o papel da BN no cenário nacional e internacional. Maior biblioteca da América Latina e uma das maiores do mundo, a BN possui a guarda de um enorme acervo histórico constituído por livros, manuscritos, mapas, periódicos, imagens etc. e também recebe o depósito de obras publicadas em todo o Brasil. Esse tour dura cerca de 1h e está disponível para o grande público. Basta agendar previamente conforme orientações constantes no site da instituição.
Em seguida, dando início à parte técnica da visita, passamos pelo laboratório de digitalização da BN. Depois, no Salão de Obras Gerais, fomos apresentados a uma parte do corpus do projeto “A gramatização no Brasil: língua e construção de nacionalidade no acervo da Biblioteca Nacional – 1808 a 1930”, que, coordenado pelo pesquisador Irineu Corrêa, é realizado em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa. A exposição da amostra de livros ficou a cargo da bibliotecária Amanda de Souza (responsável pela área de obras gerais). Em seguida, passamos a um espaço reservado, onde Irineu e a bibliotecária e pós-doutoranda do projeto Darlene Bezerra fizeram uma exposição geral, apresentando os seus objetivos, etapas concluídas e em processo, assim como mais detalhes sobre o corpus da coleção em construção e o quadro descritivo criado para efetuar a coleta de dados das obras.
Após o almoço no restaurante Literato, fomos ao Real Gabinete Português de Leitura no qual fomos recebidos pela bibliotecária Vera Lúcia. Além de nos fornecer informações a respeito do funcionamento da instituição, Vera também nos contou vários fatos históricos e até algumas lendas e curiosidades da época. Por ser uma instituição privada desde sua constituição, além da ligação com o governo português do qual atualmente recebe o depósito de obras publicadas em solo luso, pudemos observar um claro contraste em relação à BN. Considerado uma das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete também está aberto ao grande público para visitas sem guia. Nesse caso, não há necessidade de agendamento prévio. Por fim, após passar no sebo Letra Viva, terminamos nosso tour letrado fazendo um lanchinho na Casa Cavê. O dia foi inspirador para nossos caminhos acadêmicos e também enriquecedor cultural e historicamente. Marco do início de parcerias potentes! Aproveitamos para agradecer aos funcionários da BN e do Real Gabinete pela acolhida e por terem nos proporcionado esse dia memorável.
Mais informações e fotos da visita em:https://www.instagram.com/p/Cpdhry1JCti/?utm_source=ig_web_copy_link